Verbos auxiliares em inglês: Conheça os principais!

Verbos auxiliares em inglês são verbos que são usados junto com outros verbos para formar tempos verbais, voz passiva, perguntas e negativas. Os principais verbos auxiliares em inglês são “be”, “do” e “have”. Eles também são usados para expressar ideias como possibilidade, obrigação e permissão.
Verbos auxiliares em inglês

Quer começar a estudar inglês mas não sabe por onde começar? Então conheça o rank com os melhores cursos de inglês do mercado em 2023!

Os verbos auxiliares são uma parte importante da gramática em inglês. Eles são usados para ajudar a formar várias formas verbais, tais como o tempo verbal, voz, aspecto e modos. 

Por isso, aprendê-los é fundamental durante o processo de aprendizagem do idioma e, estou aqui para te ajudar a desenvolver técnicas para facilitar ainda mais a sua jornada rumo à fluência.

Olá, sou Pedro Galvão, professor de inglês, e neste artigo, vou te explicar o que são verbos auxiliares em inglês, quais são os principais e como usá-los corretamente.

Um curso,
uma nova experiência!
Conheça o #seuidioma+

Curso de inglês online e completo para você aprender de forma descomplicada.

Um curso,
uma nova experiência!
Conheça o #seuidioma+

Curso de inglês online e completo para você aprender de forma descomplicada.

🥇 Rank oficial dos melhores cursos de inglês

Precisando aprender inglês mas não sabe por onde começar? Conheça agora nossa lista com os melhores cursos de inglês de 2023 e veja qual será o melhor para você e seu bolso.

O que são verbos auxiliares em inglês (auxiliary verbs)?

Os verbos auxiliares são aqueles que são usados junto com um verbo principal para formar uma frase verbal mais complexa. Eles são usados para mostrar o tempo verbal, voz, aspecto e modos. 

Em outras palavras, eles ajudam a dar mais informações sobre a ação que está sendo realizada na frase.

Principais verbos auxiliares em inglês

Existem quatro principais auxiliary verbs: To be, To do, To have e Will. Cada um deles é usado de maneira diferente e é importante saber como usá-los corretamente.

PronomeTo BeDo/DoesHave/Has
IAmDoHave
YouAreDoHave
HeIsDoesHas
SheIsDoesHas
ItIsDoesHas
WeAreDoHave
You (plural)AreDoHave
TheyAreDoHave

Verbo to be

O verbo to be é usado para indicar o estado ou condição de algo ou alguém. Ele é usado para formar o tempo presente, passado e futuro. Aqui estão alguns exemplos de como usar o verbo to be:

  • Presente: I am a teacher. (Eu sou um professor.)
  • Passado: She was happy yesterday. (Ela estava feliz ontem.)
  • Futuro: They will be here tomorrow. (Eles estarão aqui amanhã.)

Verbo to do

O verbo to do é usado para formar perguntas e negações em inglês. Ele é usado no tempo presente e passado, com ou sem verbos principais. Aqui estão alguns exemplos de como usar o verbo to do:

  • Pergunta no presente: Do you like pizza? (Você gosta de pizza?)
  • Negativa no presente: I do not eat meat. (Eu não como carne.)
  • Pergunta no passado: Did you go to the party? (Você foi para a festa?)
  • Negativa no passado: She did not study for the test. (Ela não estudou para a prova.)

Verbo to have

O verbo to have é usado para indicar posse ou ação concluída. Ele é usado para formar o tempo presente, passado e futuro. Aqui estão alguns exemplos de como usar o verbo to have:

  • Presente: I have a car. (Eu tenho um carro.)
  • Passado: They had a great time on vacation. (Eles tiveram um ótimo tempo de férias.)
  • Futuro: She will have finished her work by 5 pm. (Ela terá terminado o trabalho até as 17h.)

Verbo Will

O verbo Will é usado para expressar o futuro em inglês. Ele é usado para indicar que algo acontecerá em um tempo futuro. Aqui estão alguns exemplos de como usar o verbo Will:

  • Afirmação: I will go to the beach next weekend. (Eu irei para a praia no próximo final de semana.)
  • Negativa: They will not come to the party. (Eles não virão para a festa.)
  • Pergunta: Will you be able to attend the meeting tomorrow? (Você poderá comparecer à reunião amanhã?)

Verbos modais em inglês (Modal verbs)

Além dos quatro principais verbos auxiliares, existem também os verbos modais em inglês, que são usados para expressar diferentes modos, tais como permissão, possibilidade, capacidade, obrigação, entre outros. Aqui estão alguns exemplos de verbos modais em inglês:

Can: usado para expressar capacidade ou habilidade. Exemplo: I can speak Spanish. (Eu posso falar espanhol.)

Should: usado para expressar conselho ou obrigação. Exemplo: You should study more for the test. (Você deveria estudar mais para a prova.)

Must: usado para expressar forte obrigação ou necessidade. Exemplo: I must finish this project by tomorrow. (Eu preciso terminar esse projeto até amanhã.)

May: usado para expressar possibilidade ou permissão. Exemplo: You may leave early today. (Você pode sair mais cedo hoje.)

Diferenças entre verbos auxiliares e verbos modais

Embora os auxiliary verbs e os verbos modais sejam usados para formar frases verbais, eles têm algumas diferenças importantes. 

Os verbos auxiliares ajudam a formar várias formas verbais, enquanto os verbos modais são usados para expressar diferentes modos. Além disso, os verbos auxiliares sempre são seguidos por um verbo principal, enquanto os verbos modais são usados sozinhos.

Em resumo, os verbos auxiliares e os verbos modais são partes importantes da gramática em inglês.

Como identificar frases com verbos auxiliares?

Observe que, mesmo ao excluir os verbos auxiliares de todas as frases que apresentamos como exemplos, ainda é possível captar o contexto. Talvez com um pouco mais de dificuldade ou sem compreensão exata do tempo verbal da frase, mas, de qualquer forma, conseguimos entender a mensagem.

Agora, experimente o teste de, em vez de excluir os verbos auxiliares de cada sentença, eliminar os verbos principais. Não é possível entender nada, não é mesmo? É assim que identificamos um verbo auxiliar em muitos casos, quando ele não faz sentido sem algum verbo de ação principal no contexto.

Quando usar verbo auxiliar em inglês?

Você pode empregar verbos auxiliares para expressar negação, já que qualquer negativa em inglês requer o uso de um verbo auxiliar, seja o “don’t/doesn’t” para verbos de ação, o verbo “to be” acrescido de “not” para estados, o “will not/won’t” para negações no futuro, ou o “haven’t/hasn’t” para os tempos verbais perfeitos.

Também pode utilizá-los ao formular perguntas, seguindo um dos formatos a seguir:

  • “Did” + sujeito + verbo principal para perguntas no passado.
  • “Do” + sujeito + verbo principal para perguntas no presente sobre ações.
  • “Is/Are” + sujeito + verbo principal para perguntas no presente sobre estados.
  • “Were/Was” + sujeito + verbo principal com terminação no gerúndio (-ing) para perguntas no passado contínuo.
  • “Will” + sujeito + verbo principal para perguntas no futuro.

Perguntas frequentes sobre verbos auxiliares em inglês

Qual a função dos verbos auxiliares?

Os verbos auxiliares são usados para auxiliar os verbos principais na formação dos tempos verbais, na negação e na formação de perguntas.

Como usar os auxiliares em inglês?

Os auxiliares são usados de diferentes maneiras em inglês, dependendo do tempo verbal e da estrutura da frase. Por exemplo, o verbo “be” é usado como um verbo auxiliar no presente contínuo (ex: I am studying) e no presente perfeito (ex: She has been working). Já o verbo “do” é usado como auxiliar na formação de perguntas negativas no presente simples (ex: Do you like pizza? / I do not like pizza).

Quais são os verbos auxiliares em inglês?

Os verbos auxiliares mais comuns em inglês são “be”, “do” e “have”. “Be” é usado para formar o presente contínuo e o presente perfeito, além de outras formas verbais. “Do” é usado para formar perguntas e negativas no presente simples e para enfatizar verbos em outras formas verbais. “Have” é usado para formar o presente perfeito e outras formas verbais. Além desses, há outros verbos auxiliares menos comuns, como “will”, “would”, “shall”, “should”, “may”, “might”, “can” e “could”.

Esse artigo foi útil para você? 🤔
Deixe seu comentário!

Me siga:

Professor de inglês há mais de 7 anos e estudando há pelo menos 15. Meu objetivo aqui é te ajudar a aprender inglês ou simplesmente te mostrar o caminho de como aprender idiomas no geral.

Compartilhe

Rank oficial dos
melhores cursos de inglês!

Quer aprender inglês mas não sabe por onde começar? Então conheça nosso rank com os melhores cursos do mercado!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima