Simple future – entenda esse tempo verbal

O simple future (ou futuro simples) é uma forma verbal usada para expressar ações ou eventos que acontecerão no futuro. É comumente usado para indicar previsões, planos, intenções ou promessas. É uma estrutura importante na língua inglesa para falar sobre o que acontecerá no futuro.
Imagem ilustrando mulher de costas com as mãos para o alto e uma paisagem no fundo da imagem para indicar simple future

Quer começar a estudar inglês mas não sabe por onde começar? Então conheça o rank com os melhores cursos de inglês do mercado em 2023!

Olá, sou o professor Pedro Galvão e tenho o prazer de compartilhar com vocês meu conhecimento sobre um dos tempos verbais mais importantes da língua inglesa: o simple future (futuro simples). 

Contudo, compreender e dominar esse tempo verbal é essencial para uma comunicação eficaz e precisa, pois nos permite expressar ações e eventos que ocorrerão posteriormente ao momento da fala. 

Por isso, ao longo deste artigo, vou explorar as características, o uso correto e as particularidades do futuro simples, desvendando suas nuances e oferecendo dicas práticas para que você possa utilizá-lo de forma assertiva. 

Sendo assim, prepare-se para embarcar nesta jornada pelo tempo, na qual desvendaremos os segredos e encantos do futuro simples no inglês. Prontos? Então, vamos em frente!

Um curso,
uma nova experiência!
Conheça o #seuidioma+

Curso de inglês online e completo para você aprender de forma descomplicada.

Um curso,
uma nova experiência!
Conheça o #seuidioma+

Curso de inglês online e completo para você aprender de forma descomplicada.

🥇 Rank oficial dos melhores cursos de inglês

Precisando aprender inglês mas não sabe por onde começar? Conheça agora nossa lista com os melhores cursos de inglês de 2023 e veja qual será o melhor para você e seu bolso.

O que é simple future?

O simple future, ou futuro simples, é um tempo verbal utilizado para expressar ações que ocorrerão no futuro. Por isso, dentro desse contexto, é imprescindível explorar o uso do “will” e do “going to” para formar o simple future em inglês, além de entender a diferença entre o simple future e o immediate future.

Will em inglês

Em inglês, “will” é um modal auxiliar que indica o futuro simples. É versátil e pode ser utilizado de diferentes maneiras em ações futuras. Desse modo, pode transmitir diferentes significados. 

No futuro simples “will” é usado para falar sobre eventos futuros que ocorrerão de forma espontânea ou decisões tomadas no momento da fala. Ou seja, ações que simplesmente não foram planejadas e por isso deve-se usar o “will”.

  • Exemplo: “I will study for the exam tomorrow.” (Eu vou estudar para o exame amanhã.)

Observação:

Quando usamos o will, ele vai indicar uma coisa que não foi planejada ou que simplesmente não temos certeza que aquilo vai acontecer, por exemplo: “eu vou ficar rico em 5 anos”, apesar de trabalhar e fazer o esforço necessário, isso não significa que é certeza. Um ponto muito importante é que essa questão de “não ter certeza” vai ser apenas para futuros mais distantes, como no exemplo que eu dei de 5 anos no futuro. Deixe no ambiente de comentários abaixo como você colocaria essa mesma frase em inglês.

Forma afirmativa

A forma afirmativa do simple future com “will” é usada para expressar uma ação que acontecerá no futuro. É importante lembrar que ela aparece de maneira espontânea ou planejada (nesse caso, para futuros mais próximos), sendo assim:

  • Exemplo: I will travel to Paris next month. (Eu irei viajar para Paris no próximo mês.)

Forma negativa

Para formar a negativa no simple future com “will”, basta adicionar “not” após o “will”.

Exemplo: I will not attend the party tomorrow. (Eu não irei comparecer à festa amanhã.)

Forma interrogativa

Simple future com “will”, o verbo auxiliar “will” é colocado no início da frase. Ou seja:

  • Exemplo: Will you come to the meeting tomorrow? (Você irá vir para a reunião amanhã?)

Fale inglês com confiança. Junte-se ao Método RRSLG e transforme seu aprendizado.

Going to em inglês

Em inglês, “going to” é uma construção usada para expressar o futuro próximo. Além disso, é utilizada quando se deseja falar sobre planos ou intenções para o futuro. Vamos explorar como usar o “going to” corretamente:

Quando há algo planejado, bem como definido, o seu uso é correto. Portanto:

  • Exemplo: “I’m going to visit my grandparents next weekend.” (Vou visitar meus avós no próximo fim de semana.)

Também pode ser usado para fazer previsões sobre o futuro com base em informações disponíveis no presente. Ou seja:

  • Exemplo: “Look at those dark clouds. It’s going to rain soon.” (Olhe para aquelas nuvens escuras. Vai chover em breve.)

É usado para indicar eventos que estão prestes a acontecer, quando já se pode observar sinais ou indícios. Portanto:

  • Exemplo: “Be careful! That glass is going to fall.” (Cuidado! Aquele copo está prestes a cair.)

Intenções e decisões pré-determinadas, ou seja, o “going to” é usado para expressar intenções ou decisões que foram tomadas anteriormente.

  • Exemplo: “I’ve already bought the ingredients. I’m going to bake a cake.” Sendo assim, sua tradução é (Eu já comprei os ingredientes. Vou assar um bolo.)

Observação:

No caso do going to, ele vai ser de fato usado para coisas mais próximas, ou seja, ações que foram planejadas para acontecer em poucos dias, semanas ou até mesmo meses. No caso anterior de “ficar rico em 5 anos”, com will indica que não é certeza, apesar de se esforçar para isso. Por outro lado, se você usar o going to na mesma estrutura, isso significa que é certeza que você vai ficar rico em 5 anos, não importa o que aconteça. Deixe no ambiente de comentários abaixo como ficaria essa frase em inglês também.

Compreenda melhor

Assim como no caso do “will”, para formar a negativa, acrescenta-se “not” após “going to” (por exemplo, “I’m not going to attend the party”) e, para fazer perguntas, inverte-se a posição do sujeito e de “going to” (por exemplo, “Are you going to come with us?”).

O “going to” é uma construção muito comum e amplamente utilizada na língua inglesa para expressar o futuro próximo. Além disso, ao dominar seu uso, você poderá comunicar seus planos e intenções de forma precisa e natural. Portanto, pratique bastante para se familiarizar com essa construção e aproveite sua versatilidade ao falar e escrever em inglês.

Forma afirmativa

O “going to” também é usado para expressar ações futuras. Porém, geralmente indica que a ação está planejada ou há evidências de que ela irá acontecer.

  • Exemplo: I am going to start a new job next week. Portanto, sua tradução é (Eu irei começar um novo emprego na próxima semana.)

Forma negativa

Na forma negativa com “going to”, basta adicionar “not” após o verbo “be” conjugado. Ou seja:

  • Exemplo: She is not going to study abroad. Sendo assim, sua tradução é (Ela não irá estudar no exterior.)

Forma interrogativa

Na forma interrogativa com “going to”, o verbo auxiliar “be” é colocado no início da frase. Sendo assim:

  • Exemplo: Are they going to visit their grandparents this weekend? Sendo assim, sua tradução é (Eles irão visitar os avós neste fim de semana?)

Fluência em inglês em tempo recorde. Inscreva-se agora no curso Método RRSLG!

Diferença entre simple future e immediate future

Apesar de ambos expressarem ações futuras, o simple future e o immediate future possuem diferenças em relação ao tempo e ao grau de certeza. Sendo assim:

  • Exemplo de simple future: I will travel around the world someday. (Eu irei viajar ao redor do mundo algum dia.)
  • Exemplo de immediate future: I am leaving for vacation tomorrow. (Eu estou saindo de férias amanhã.)

No simple future, a ação futura é expressa de forma mais geral, sem especificar quando exatamente acontecerá. No immediate future, a ação futura está mais próxima no tempo e é indicada por informações específicas.

Entenda com exemplos

Por exemplo, no simple future poderíamos dizer: I will buy a new car. (Eu irei comprar um carro novo.) Essa frase não indica quando a compra ocorrerá, apenas que será no futuro.

Por outro lado, no immediate future poderíamos dizer: I am going to buy a new car next week. (Eu irei comprar um carro novo na próxima semana.) Aqui, a ação de comprar o carro está planejada para ocorrer na próxima semana, sendo mais específica em relação ao tempo.

Espero que este artigo tenha esclarecido o uso do simple future. Além disso, lembre-se de praticar essas estruturas verbais para aprimorar suas habilidades em inglês e se comunicar de forma eficaz no futuro. Porém, o estudo do idioma é fundamental para que você alcance a tão sonhada fluência. Por isso, escolha um curso de inglês qualificado e capaz de atender às suas necessidades.

Perguntas frequentes sobre simple future

Como usar o Simple Future?

O Simple Future é usado para expressar ações futuras. Portanto, é formado pelo uso do auxiliar “will” + verbo principal no infinitivo.

O que é Simple Future? Exemplos?

O Simple Future é um tempo verbal em inglês usado para indicar ações que ocorrerão no futuro. Ou seja, exemplos: “I will go to the party tonight” (Eu irei para a festa hoje à noite).

Como usar o “will” e o “going to”?

“Will” é usado para decisões instantâneas. Além disso, também aparece em previsões, promessas, ações espontâneas e solicitações. Contudo, “Going to” é usado para planos e intenções futuras já definidas.

Como formar frases com “will”?

Para formar frases com “will”, basta usar o auxiliar “will” seguido do verbo principal no infinitivo sem o “to”. Desse modo: “She will visit her grandmother tomorrow” (Ela vai visitar sua avó amanhã).

Esse artigo foi útil para você? 🤔
Deixe seu comentário!

Me siga:

Professor de inglês há mais de 7 anos e estudando há pelo menos 15. Meu objetivo aqui é te ajudar a aprender inglês ou simplesmente te mostrar o caminho de como aprender idiomas no geral.

Compartilhe

Rank oficial dos
melhores cursos de inglês!

Quer aprender inglês mas não sabe por onde começar? Então conheça nosso rank com os melhores cursos do mercado!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima